segunda-feira, 31 de outubro de 2011

sugestões de fim de semana III


Continuando na senda dos jogos de tabuleiro, apresento desta vez, talvez o mais viciante dos que conheço e muito provavelmente o que menos "ciência" precisará para ser compreendido. Premiado como se tratando do jogo do ano de 2001, (jogo de tabuleiro), o "Carcassonne" dispõe, para além do jogo "base" de um punhado de extensões ao próprio jogo, trazendo sempre novas "variáveis" a levar em conta, aumentando a sua jogabilidade e capacidade de explorar novas variantes.

Na prática, trata-se de um "puzzle-dominó" gigante, onde
será muito pouco provável, conseguirem-se dois "puzzles" finais perfeitamente iguais. O objectivo, - além de amealhar o maior numero de pontos possível - é poder-se completar castelos ou estradas ou ainda deter o domínio dos seus campos circundantes, não esquecendo a posse de alguns mosteiros pelo meio.

O pack original dispõe de cerca de 70 peças. As extensões poderão adicionar mais umas 20 de cada vez, sendo que, um jogo com todas as extensões poderá chegar às 160. Em qualquer dos casos, o jogo básico dá pano para mangas, podendo demorar cerca de 60 minutos a ser completado. Podem jogar dois a 4 concorrentes (básico) e, consoante a experiencia de todos ou por combinação prévia, poderão optar pela
vertente "pacifista" (cada um constroi o que pretender sem interferencia dos restantes) ou pela versão "bélica" onde cada um tenta ao máximo atrapalhar as finalizações dos restantes jogadores... não esquecendo de ir terminando algumas para seu proveito próprio.


(obs. no final do jogo, a disposição das suas peças, nunca ficará tão "certinha" como o apresentado acima)

Sem comentários:

Enviar um comentário