terça-feira, 30 de agosto de 2011

acordo ortográfico

Sou incondicionalmente contra. Ponto! Não posso permitir que a língua de Camões seja constantemente vilipendiada tornando-se um mero "gadget" à mercê de meia dúzia de "Xicos-Espertos" que quiseram reinventar a pólvora e recriar (?) uma língua que só se fala do outro lado do Atlântico. Recuso-me terminantemente a alimentar esta farsa. A maior parte das palavras existentes na velha europa derivam do latim. Não do guarani ou do tupinambá ou ainda do tupiniquim! Muito menos do telenovelês! Como é que é possível que Portugal (ou quem mande nisto) se possa vergar a tamanho assassinato cultural?

Como é possível que não haja ninguém com tomates que diga: "Acordo? Para quê?? Não estamos bem assim? Não fomos nós que levámos o português daqui para lá? Que culpa temos nós que eles não nos entendam ou que falem com sotaque de samba??? Já repararam na quantidade de palavras adoPtadas aqui no velho continente que vão permanecer exaCtamente como são, à excePção (SIM!!! EXCEPÇÃO!!!) do Português que se "dobrou" à vontade brasileira??? SELECÇÃO: (ing. SELECTION, esp. SELECCIÓN, fr. SELÉCTION) vai passar a ser escrita como SELEÇÃO????; BAPTISMO (lat. BAPTISMUS, fr. BAPTÊME, ing. BAPTISM) transformar-se-á num insípido BATISMO? SECTOR (lat., esp., ing., SECTOR ou SEKTOR em alemão!!! VAI VIRAR SETOR????? (E há muitas mais...)

Decididamente NÃO!! Portugal pode atravessar imensas crises. Mas NUNCA uma de identidade! É urgente requerer-se um referendo (em último caso) por forma a travar-se esta irresponsabilidade!

Ainda há dias, durante a instalação de um software deparei com esta pergunta: (outra que tal!)

"Deseja efectuar a instalação em Português (de Portugal) ou em Português (do Brasil)?" Português do Brasil??? Não! É "brasileiro" que se diz! - pensei. Porque, segundo fui aprendendo ao longo da vida, Português, ensina-se em Portugal. Fala-se em Portugal! Não há dois "Português"! Mal escolhi "Português (de Portugal)" sou logo "gerundiado" com um "Inicializando" (Mau...!) e quando se acaba a instalação acaba com um "Sua instalação foi efetuada com sucesso". Francamente, até bati mal. Fiquei com a sensação que alguém me tinha vendido um lote de terreno na lua e eu tinha ido na conversa!!!

É chegada a altura dos portugueses DE PORTUGAL se manifestarem contra esta parvoíce. Referende-se o acordo. Mandai esses intelectuais da treta à outra banda (enviem-nos em correio registado ou em bilhetes só de ida para um sítio que eu cá sei) ou quanto muito, deixem-nos cumprir o pouco que lhes restar de vida em terras de vera-cruz, e se possível, bem longe de qualquer instituição académica que lhes dê ouvidos. Isso sim, seria um "trabalho de mérito" para com o país...

1 comentário:

  1. já para não falar nos óspitais.... a confusão que não iria ser, substituir aquelas placas todas dos sinais de trânsito... um O num fundo azul, ficava bem... :\

    ResponderEliminar